Perguntas frequentes

Ainda tem dúvidas?

Os resíduos orgânicos, ou resíduos alimentares, são restos de preparação de refeições e sobras de alimentos (cascas de fruta, aparas de legumes, pão, borras de café, etc.).

Estes resíduos representam cerca de 23% do total de resíduos urbanos produzidos no município do Porto, pelo que é fundamental efetuar a sua separação.

O kit que lhe é entregue quando adere ao projeto é constituído por um pequeno balde de 7L no qual deve colocar os seus resíduos orgânicos aquando da preparação das refeições.

Serão também entregues dois cartões de acesso aos contentores de rua instalados junto aos ecopontos existentes perto de sua casa, para que possa efetuar a deposição dos seus resíduos.

Receberá adicionalmente duas ofertas, uma horta vertical doméstica para plantar ervas aromáticas e um saco-mochila.

Nas zonas abrangidas pelo projeto, encontram-se instalados novos contentores junto dos ecopontos já existentes, para que possa efetuar a deposição dos seus resíduos orgânicos. Terá apenas que efetuar a separação dos restos de preparação de refeições e sobras de alimentos para o balde de 7L e dirigir-se aos contentores de rua, com o cartão de acesso que lhe foi fornecido, para depositar esses resíduos.

A Porto Ambiente estará, nos próximos meses, num local perto de si para que possa aderir ao projeto e obter todas as informações. Poderá ainda ligar para o 220 100 220 ou enviar email para organico@portoambiente.pt.

A decomposição de qualquer tipo de composto putrescível liberta alguns odores.

Ciente destes constrangimentos, a Porto Ambiente desenvolveu estratégias para mitigar a propagação desses odores.

O balde de 7L que lhe foi fornecido, é constituído por uma tampa com arejamento para diminuição da formação de odores indesejáveis. Para além disso o seu formato e tamanho permitem que seja lavado na máquina de lavar a louça, facilitando assim a sua higienização.

Será ainda efetuada a lavagem dos contentores de rua com uma frequência adequada de forma a minimizar a formação de odores e escorrências.

A correta separação dos resíduos orgânicos permite a sua posterior valorização resultando num composto orgânico, 100% natural que poderá ser utilizado como adubo/fertilizante para os mais diversos fins (ex. agricultura biológica).

Para saber se está numa área abrangida por este projeto ligue para 220 100 220 e obtenha todas as informações.

Não. O plástico é considerado um contaminante no processo de valorização dos resíduos orgânicos, pelo que nunca deve ser depositado nos contentores destinados a este tipo de resíduos.

O tamanho e formato do balde de 7L que lhe foi fornecido, permitem que este seja lavado na sua máquina de lavar a louça, pelo que não há necessidade de utilizar um saco de plástico para acondicionamento dos seus resíduos.